Os poderes da avelã

avela

Com certeza você já ouviu falar desta frutinha originária da Turquia, pois, o creme de avelã é muito apreciado por quem adora doce. Esta oleaginosa também é usada na aromaterapia para atrair sorte e estimular a fertilidade. Acha que ela não serve para mais nada? Engano seu! Sabia que ela é rica em fibras, vitaminas do complexo B, entre outros nutrientes e que protege o organismo contra infecções e reduzindo o estresse? Não? Então vamos mostrar a você mais seis poderes da avelã e te convencer a inclui-la na alimentação.

Avelã protege a pele e cabelos

Uma xícara corresponde a 86% da quantidade de vitamina E que precisamos diariamente. O nutriente evita o envelhecimento precoce, protege dos raios ultravioletas e ajuda a evitar o câncer de pele.

Consumir avelã melhora o aspecto das peles oleosas e acneicas, estrias, além de tonificar e firmar a cútis.

Outro benefício da oleaginosa é fortalecer os cabelos.

Combate a osteoporose

Algumas mulheres na menopausa apresentam deficiência de magnésio, substância que regula o cálcio, constrói e dá força ao sistema esquelético. O consumo de avelãs neste período aumenta a densidade óssea e combate a osteoporose.

Recuperação muscular

Os adeptos da musculação tem na fruta uma aliada. Junto com o consumo correto de cálcio, a avelã ajuda a recuperação pós-treino dos levantadores de peso. Problemas comuns em treinos intensos como fadigas, câimbras e espasmos podem ser evitados com o fruto.

Fortalece o sistema cardiovascular

A avelã reduz o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol ruim). As vitaminas do complexo B e o magnésio protegem o coração.

Protege o sistema nervoso

A vitamina B6 produz mielina, substância que aumenta os impulsos elétricos, fazendo o sistema nervoso funcionar melhor. A vitamina ainda atua na síntese da serotonina, melatonina e adrenalina, neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar, induzir o corpo ao sono e estimula a secreção de hormônios como a insulina.

Ajuda a emagrecer

Coma uma 1 ou 2 unidades da avelãs 1 ou 2 horas das refeições e sinta-se saciado por mais tempo.

Como consumir?

A quantidade recomendada são oito unidades (4 de manhã e 4 à tarde). Consuma a oleaginosa in natura, batida com iogurtes, shakes ou então, assadas.

E aí, se convenceu a colocar a fruta em seu cotidiano? Aproveite para nos conhecer e provar esta delícia de avelã, veja só:

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