Como preparar um lanche saudável para as crianças

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Aprenda a montar um banquete com uma consciência saudável para os pequenos. Na nossa dica de hoje, o ideal é combinar todos os grupos alimentares no lanche, ou seja:

  • Carboidratos – de preferência integrais como pães e biscoitos, pois eles darão energia para brincar e realizar as tarefas do dia-a-dia;
  • Frutas  – que fornecem as vitaminas e os minerais que regulam os sistemas corporais;
  • Proteínas – como leite e substitutos –  pois são as melhores fontes de cálcio.

Com criatividade, é possível criar um lanche saudável e gostoso, que atraia a atenção das crianças e atenda a preocupação dos pais com a comida saudável!

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Abaixo algumas dicas na hora da escolher:

  • Dê preferência aos bolos integrais e funcionais;
  • Frutas secas como damasco, uva passa e banana passa também são bem-vindas;
  • Dê preferência a pães integrais ou outros cereais. Eles também podem ser substituídos por biscoitos água e sal, cream cracker ou biscoitos doces de aveia e mel, barrinha de cereais e etc.
  • Outras fontes de proteínas e cálcio que devem ser adicionadas ao lanche são: Leite, requeijão, iogurtes, leites fermentados e queijo branco (possui pouca gordura);
  • Sucos industrializados apesar de serem mais práticos, têm muito açúcar e corantes. Prefira os naturais feitos o mais próximo da hora de servir;
  • Tomates cerejas e mini cenouras agradam as crianças e vão bem no lanche;
  • Para frutas, o ideal é consumi-las inteiras, ou seja, com casca – após higienização adequada. Eventualmente, podem ir descascadas e picadas em potinhos com boa vedação.

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