Doce de leite: O doce que conquistou a América Latina

Um dos doces mais tradicionais na América do Sul, o doce de leite é feito a partir de leite e açúcar, e seu consumo é feito normalmente com pães, bolachas, em sobremesas, em bolos, tortas doces e até mesmo puro. Com tantas opções de utilizá-lo e deixar tudo mais gostoso, a sua origem é aclamada mais por dois países, a Argentina e o Uruguai. Mas o certo é que não temos registros históricos de em que parte do mundo esse doce foi criado.

Provavelmente ele deve ter surgido por volta do século XV ou XVI, quando a produção de açúcar em massa se expandiu em alguns lugares da Europa e depois na América do Sul e América Central. Como o açúcar podia ser usado na conservação de leite de vaca ou de cabra, começaram a fazer mais essa mistura, e a partir disso pode ter surgido o doce de leite como conhecemos hoje.

Porém, na Argentina eles gostam de contar uma história de que o criador do doce de leite foi Juan Manuel de Rosas, um importante político do século XIX que, ao esquecer no fogo sua “lechada” (leite fervido com açúcar, como era chamado na época), voltou depois à cozinha e viu o líquido se transformar numa pasta amarronzada com um gosto que o agradou muito.

Independente de lendas ou de quem foi o real criador do doce de leite, ou, dulce de leche, como se chama na Espanha, ou manjar blanco, como se chama em alguns países da América Latina, ou cajeta, como se chama no México, esse doce conquistou os paladares do povo latino e desde então o que não falta são receitas deliciosas feitas com ele. E nós, amantes dos doces, só temos a agradecer ao político argentino ou a quem tenha inventado o doce de leite.

Que tal experimentar uma sobremesa com doce de leite hoje? Conheça nosso bolo de Nozes com Doce de Leite:

bolo_doce_de_leite
Nozes com Doce de Leite, saiba mais

Conheça nossas lojas:
UNIDADE MARAJOARA:
Av. Dr. Silva Melo, 151 – Loja 3a
11 5524-2665 | 11 2307-3648

UNIDADE MORUMBI:
Rua Jandiatuba, 550 – Loja 7a
11 2619-1706 | 11 3743-3419

SHOPPING MORUMBI TOWN SHOPPING:
Av. Giovanni Gronchi, 5930