Os benefícios das frutas oleaginosas

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Já ouviu falar em frutas oleaginosas? O nome pode soar estranho, mas, você as conhece bem. As castanhas do Pará, de caju, nozes, avelã, amêndoas, macadâmia e pistache são as mais populares. Elas estão presentes em receitas de doces como cajuzinho e pavês.

Além dos doces, estas frutas fazem um bem enorme a saúde. A castanha-do-pará, por exemplo, reduz o colesterol ruim e ainda é rica em selênio mineral que fortalece o sistema imunológico e previne o envelhecimento precoce. Preparamos um apanhado sobre os benefícios e suas formas de consumo.

Castanha-do-pará

A fruta oleaginosa queridinha do Brasil. Além do selênio, esta castanha tem ômega 3, nutriente que aumenta a concentração e memória, diminui o estresse, além de previr doenças cardiovasculares, cerebrais degenerativas e câncer. Outro nutriente da castanha-do-pará é o magnésio que forma os ossos, protege o coração, músculos, faz as células nervosas funcionarem melhor.

Como consumir? 1 castanha por dia in natura.

Castanha-de-caju

Esta fruta oleaginosa é fonte de ferro e vitaminas B1 e B2. Ela aumenta o colesterol bom, atua contra o diabetes protege o sistema cardiovascular. O magnésio e cálcio presentes mantêm dentes e ossos saudáveis, reduz câimbras em treinamentos intensos e também diminui enxaquecas. A castanha-de-caju também ajuda a emagrecer.

Como consumir? 4 unidades por dia in natura.

Avelã

Fonte de fibras, a avelã ajuda quem sofre com prisão de ventre. Os antioxidantes renovam as células, diminuem o colesterol ruim e previnem doenças cardiovasculares. A fruta ainda reúne nutrientes como ômega 9, ferro, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, potássio e magnésio.

Como consumir? 8 unidades, 4 de manhã e 4 à tarde in natura. A fruta também pode ser usada na produção de tortas e sorvetes.

Nozes

Ricas em ômegas 3 e 6, zinco, potássio e vitaminas C e E, as nozes evitam o envelhecimento precoce, problemas cardiovasculares, previnem diabetes, colabora para a saúde óssea, ajuda a prevenir o câncer de mama e próstata e como possuem fibras, garantem sensação de saciedade.

Como consumir? 6 a 10 unidades por dia in natura.

Amêndoas

Fruta oleaginosa fonte de fibras, cálcio, fósforo e vitaminas B2 e E. A amêndoa diminui o colesterol ruim (LDL) e previne doenças cardiovasculares. A semente é boa para a pele, aumenta a memória, combate a fadiga física e mental. As gorduras boas ajudam na perda de gordura.

Como consumir? 2 unidades por dia in natura.

Macadâmia

Os antioxidantes da macadâmia previnem o envelhecimento precoce. As gorduras boas reduzem o colesterol ruim e os riscos de doenças cardíacas. O consumo regular fortalece os músculos, previne aterosclerose, anemia, câncer e por ser fonte de fibras estimula a eliminação de toxinas e fortalece o intestino.

Como consumir? 2 unidades por dia in natura ou tostada

Pistache

A fruta oleaginosa é fonte de vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e cobre. As fibras do pistache fazem bem ao intestino e diminuem o colesterol ruim. O betacaroteno e a vitamina E promovem a saúde da pele.

O consumo ainda evita problemas nos olhos, principalmente os que surgem na velhice.

Como consumir? 2 ou 3 unidades por dia in natura, ou em sobremesas e saladas.

Pinhão

Pouco conhecido, o pinhão tem vitaminas B e C, ferro, cálcio, fibras e proteínas. Ele é coadjuvante no tratamento da osteoporose, fortalece as células do sistema nervoso, regula a diabetes e o colesterol, previne doenças cardíacas e câncer.

Como consumir? 6 a 10 unidades em receitas doces ou salgadas.

A Casa Paris ajuda você a consumir as frutas oleaginosas. Deem uma olhada nas deliciosas opções:

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Bolo de Pistache com Framboesa

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Bolo de Nozes com Doce de Leite

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