6 benefícios das frutas vermelhas

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Adocicadas, as frutas vermelhas matam a vontade de comer doces. A safra é entre novembro a fevereiro e as mais comuns no Brasil são o morango, jabuticaba, uva, amora, framboesa e cereja. Já a goji berry, o mirtilo e o cranberry ganham cada vez mais fãs, mas, ainda são desconhecidas de boa parte das pessoas.

Elas ainda não fazem parte da sua dieta? Então é melhor incluí-las já! Todas têm muita água e fibras e são ótimas para combater prisão de ventre. Mas, o poder das frutas vermelhas não para por aí não!Conheça seus benefícios, formas de consumo e conservação.

Evitar envelhecimento precoce

As vitaminas C e E renovam as células, bem como os antioxidantes flavonoides e antocianinas. Outro detalhe importante é que a vitamina C é faz a síntese do colágeno, nutriente fundamental para a elasticidade da pele.

Fortalecer o sistema imunológico

Ricas em vitamina C, principalmente o morango, as frutas vermelhas nos protegem contra resfriados e gripes e fortalecem o sangue. O nutriente ainda age na prevenção da catarata, doenças cardiovasculares e câncer.

Evita hipertensão

Quem come uma porção semanal de frutas vermelhas tem 10% menos risco de ter pressão alta, segundo estudo divulgado pelo American Journal of Clinical Nutrition.

Saúde dos ossos

Essas frutas incríveis são fontes de cálcio, coloque-as em seu cardápio para prevenir ou ajudar no tratamento de problemas nos ossos.

Emagrecimento

Elas também ajudam nas dietas de emagrecimento, pois, são diuréticas e eliminam toxinas. Uma das mais reconhecidas é a goji berry,por ter polifenóis, substâncias que potencializam a queima de calorias.

Reduzir o estresse

Outro benefício das frutas vermelhas é diminuir o estresse. Consumir amoras regularmente ajuda você a ter mais ânimo.

Como consumir?

Consuma as frutas ao longo do dia, principalmente nos lanches por serem fontes de fibras. A maçã, a ameixa, o mirtilo, o morango são boas opções. Tome cuidado apenas para não exagerar, como elas têm açúcares, a quantidade diária recomendada é de 3 a 5 porções. Você pode consumi-las in natura, porém, você também pode misturar com cereais e iogurtes, fazer sucos, vitaminas, shakes, bolos, tortas e comê-las desidratadas.

Como cuidar e armazenar?

Lave com água corrente, mergulhe a fruta na solução de 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio para cada litro de água e deixe por 15 minutos.

As frutas in natura e não cortadas duram até 2 dias na geladeira. Caso queira congelá-las, coloque as frutas inteiras ou cortadas em sacos plásticos. Para guardar as polpas use embalagens plásticas ou forminhas de gelo. As frutas duram até 12 meses no freezer.

Depois dessa você vai incluir frutas vermelhas no seu cardápio, né? Aproveite para comer essas delícias da Casa Paris e diga o que você achou em nosso perfil do Facebook.

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