Tudo sobre alimentos funcionais

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*imagem reprodução

Eles trazem grandes benefícios a saúde e protegem você contra doenças. Se nunca ouviu falar desses alimentos, nesse post irá encontrar vários motivos para colocá-los no seu cardápio!

Introduzido pelo governo japonês em meados dos anos 80, o termo “alimentos funcionais” foi o resultado do desenvolvimento de alimentos que possibilitassem reduzir os gastos na saúde pública, elevando ainda mais a expectativa de vida do país.

Sua regulamentação e critérios de aprovação variam de país para país. Pode ser considerado um alimento funcional, qualquer ingrediente alimentar, ou qualquer alimento que possa exercer algum benefício no organismo, segundo o Institute of Medicine of the U.S. National Academy of Sciences.

De acordo com a legislação brasileira da Vigilância Sanitária, o termo correto é definir os alimentos funcionais como alimentos com propriedades de saúde, e propriedades funcionais, sendo estabelecido critérios específicos para que um alimento possa ser considerado funcional.

Os alimentos funcionais possuem grande influência na cultura do conceito de saúde e da aceitabilidade de quem os consome.

Os efeitos fisiológicos no organismo que esses alimentos causam são: capacidade de aumentar o número de bifidobactérias no cólon, aumentar a tolerância à lactose e de fortalecer o sistema imunológico. Com muitos benefícios para a saúde, os alimentos funcionais trazem grande redução do risco de várias doenças, como:

  • Cardiovasculares
  • Obesidade
  • Doenças infecciosas intestinais
  • Câncer
  • Diabetes tipo 2 não insulino dependente
  • entre outras

frutas

Abaixo estão os alimentos que devem fazer parte da dieta, e os benefícios são comprovados cientificamente:

  • Soja – Redução do colesterol ruim (LDL), ajuda a diminuir os sintomas da menopausa
  • Aveia Integral – Reduz os níveis de colesterol, inclusive o LDL
  • Peixes – Redução do risco de doenças cardiovasculares
  • Alho – Diminuição da pressão arterial e dos níveis de colesterol
  • Chá Verde – Redução do risco de câncer de esôfago e gástrico
  • Tomate/Goiaba – Ação antioxidante e redução do risco de câncer de próstata
  • Espinafre/Couve – Diminuição do risco de degeneração macular e da catarata
  • Cenoura/Manga/Abóbora – Percursores da vitamina A com ação Hipotensiva
  • Vinho Tinto – Redução do colesterol, estimulação do sistema imunológico

 

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