5 Doces famosos de origem Francesa

Quando falamos de gastronomia, lembramos da França. A culinária francesa faz parte do nosso cotidiano sem percebermos. Sabe aquele cup cake maravilhoso que comemos em festas de aniversário e shopping’s? A receita base dele veio da França e é uma das confeitarias mais premiadas do mundo.

É só caminhar pelas ruas francesas, que nos deparamos com padarias/confeitarias em cada esquina para se deliciar com os famosos doces feitos de diversas maneiras. Para nós é quase impossível fazer uma lista com os melhores doces da França, sendo assim elegemos os 5 doces mais famosos de origem francesa, e que está em nosso dia-a-dia:

 

Macaron

Vindo de uma receita centenária e tido como o máximo da confeitaria francesa, o famoso Macaron é o doce que faz mais sucesso na França. É um biscoito muito leve, super crocante por fora, e por dentro úmido e macio. A primeira vista parece um mini hamburguer doce. Além de ser muito gostoso, ele pode ser enfeitado com diversas cores.

macarons2

Imagem: reprodução

 

Canelé

Originado na região de Bordeux, sudoeste da França, o famoso Canelé é um dos ícones da confeitaria francesa. Um pequeno bolinho, crocante por fora, úmido e macio por dentro e com o aroma que vem do rum e da baunilha – utilizados no preparo da massa. O nome Canelé se dá pelo fato de ser feito em formas de cobre canelado.

canele2

Imagem: reprodução

 

Carolina, mas conhecida na França por Choux

A massa “choux” é uma das massas francesas mais emblemáticas, pois é a base da confeitaria francesa e é o  ponto inicial para a execução de vários doces brasileiros. Com a massa choux fazemos os famosos Profiterolis e é dela que fazemos a “bomba”. Muito consumido aqui no Brasil, possui uma massa bem neutra, leve, e oca, feita assim para receber todo o tipo de recheio: como chocolate, baunilha, café, limão e etc.

choux2

Imagem: reprodução

Éclair

Certamente uma das sobremesas de maior sucesso de Paris é a Éclair, e podemos afirmar que a cidade vive uma verdadeira febre chamada: “Éclairmania”. Sendo uma variação da massa choux, possui um formato comprido e pode receber diversos tipos de recheios e sabores de acordo com a criatividade. Geralmente recebe uma cobertura que à deixa ainda mais apetitosa e bonita.

eclair2

Imagem: reprodução

Tarte citron (torta de limão)

Um clássico da confeitaria, as tortas são muito típicas e consumidas na França. Utiliza-se a massa sucrée – uma massa clássica que possui uma quantidade maior de açúcar – perfeita para esse tipo de torta. Com a base de creme de limão o recheio pode ser feito com algumas variações como: manjericão e hortelã. Para finalizar, o merengue é uma ótima opção como ingrediente adicional e para a decoração.

tortadelimao

Imagem: reprodução

Tarte Citron, Éclair, Choux, Canelé e o Macaron, esses são apenas cinco dos inúmeros e deliciosos doces que fazem parte da famosa confeitaria francesa. Com bastante criatividade é possível faze-los de diferentes cores e sabores.

 

 

Conheça nossas lojas:
UNIDADE MARAJOARA:
Av. Dr. Silva Melo, 151 – Loja 3a
11 5524-2665 | 11 2307-3648
UNIDADE MORUMBI:
Rua Jandiatuba, 550 – Loja 7a
11 2619-1706 | 11 3743-3419
SHOPPING MORUMBI TOWN SHOPPING:
Av. Giovanni Gronchi, 5930